Área de recarga

De Dicionário Livre de Geociências
'A proposta do Governo Dilma de vender ações da CEF (Caixa Econômica Federal) equivale à sua privatização. Ao fazer isto para arrecadar 20 bilhões de reais, o governo estará matando a galinha de ovos de ouro, que anualmente tem contribuído com aportes financeiros ao caixa do governo federal. Uma vez privatizada, dificilmente a CEF continuará como banco público, e poderá até perder na Justiça o direito de monopólio sobre as contas do FGTS e do Penhor, entre outras perdas. Este aviso ficará exposto neste site até que o governo abandone esta insana ideia

Área de recarga: região por onde um aquífero é recarregado ou recebe a infiltração da água de superfície ou de zonas profundas. Em aquíferos freáticos a área de recarga é quase toda a superfície que esteja acima, com exceção das áreas onde o aquífero atinge a superfície e forma um lago ou um brejo, ou seja uma área de descarga. Em certas situações a recarga se dá pela parte inferior do aquífero, como é o caso de aquíferos freáticos situados acima de aquíferos semiconfinados. Neste caso a camada superior é semiconfinante e permite que parte da água do aquífero semiconfinado seja drenada em direção ao aquífero freático situado logo acima.


O conceito de área de recarga é muito importante nos aquíferos artesianos. Neste caso a área de recarga são as regiões onde este aquífero atinge a superfície do terreno e não está confinado.

A área de recarga do Aquífero Guarani são as bordas da Bacia sedimentar do Paraná, onde as camadas deste aquífero afloram à superfície. Neste caso, a área de recarga é muitas vezes menor do que a área do aquífero e o seu gerenciamento se faz muito importante, pois se ela for poluída, levará prejuízo a todo o aquífero e a regiões situadas a centenas de quilômetros de distância.


*Voltar para Hidrogeologia