Área de recarga

De Dicionário Livre de Geociências
Meus amigos,todos os que se dedicam e estudam as Cências da Terra sabem que minérios e petróleo não tem duas safras. Uma vez extraído, não nasce outro. Pois agora que estamos em pleno vapor na exploração do Petróleo do Pré Sal, vozes agourentas falam em entregá-lo a companhias extrangeiras. Todos os que conhecem minimamente a história da mineração no Brasil, sabem que até hoje nossos minérios serviram para enriquecer outros povos, não o povo brasileiro. Mantenha-se bem informado através do blog da Petrobras. Aprenda a defender o que é nosso Petrobras Fique a par daquilo que nossa imprensa entreguista não nos informa

Área de recarga: região por onde um aquífero é recarregado ou recebe a infiltração da água de superfície ou de zonas profundas. Em aquíferos freáticos a área de recarga é quase toda a superfície que esteja acima, com exceção das áreas onde o aquífero atinge a superfície e forma um lago ou um brejo, ou seja uma área de descarga. Em certas situações a recarga se dá pela parte inferior do aquífero, como é o caso de aquíferos freáticos situados acima de aquíferos semiconfinados. Neste caso a camada superior é semiconfinante e permite que parte da água do aquífero semiconfinado seja drenada em direção ao aquífero freático situado logo acima.


O conceito de área de recarga é muito importante nos aquíferos artesianos. Neste caso a área de recarga são as regiões onde este aquífero atinge a superfície do terreno e não está confinado.

A área de recarga do Aquífero Guarani são as bordas da Bacia sedimentar do Paraná, onde as camadas deste aquífero afloram à superfície. Neste caso, a área de recarga é muitas vezes menor do que a área do aquífero e o seu gerenciamento se faz muito importante, pois se ela for poluída, levará prejuízo a todo o aquífero e a regiões situadas a centenas de quilômetros de distância.


*Voltar para Hidrogeologia