Esfoliação esferoidal

De Dicionário Livre de Geociências
Dcm.jpg Prezado leitor, quando você precisa de informações confiáveis sobre as Ciências da Terra, você consulta este site. Tenho o prazer de lhe indicar outro site confiável. Trata-se do Diário do Centro do Mundo. As notícias são sempre renovadas. Clique na imagem para acessar, é gratuito. Eu, o coordenador do Dicionário Livre de Geociências, o uso para me manter bem informado.
Autor:Eurico Zimbres
Esfoliação esferoidal em bloco de basalto

Esfoliação esferoidal: O intemperismo químico, atuando de fora para dentro, provoca o surgimento de várias crostas em diversos graus de alteração. A parte interna do bloco ainda permanece com rocha sã, mas pode-se verificar que na crosta há uma abundante ocorrência de argila (cor clara),proveniente da alteração do feldspato

Este processo é muito atuante em climas tropicais e leva à formação de muitos blocos arredondados no solo, conhecidos como matacões
Este intemperismo é mais ativo nas áreas onde duas ou mais fraturas se encontram, o que paulatinamente leva à produção de núcleos arredondados e não alterados (rocha sã) envoltos por rocha em vários níveis de alteração, que vão se soltando como as partes de uma cebola.

Este intemperismo se processa abaixo da superfície do solo, e os matacões são trazidos à superfície pela erosão do terreno. Em clima tropical onde é comum regolitos com até dezenas de metros de espessura, pode-se encontrar blocos de muitas toneladas totalmente imerso no solo.

Dicionario.pro.br apoia Dilma para Presidente

*Voltar para Geologia