Laterita

De Dicionário Livre de Geociências


Autor:Eurico Zimbres
Concreção de laterita

Laterita:,s.f. Geol.- Produto do processo laterização. O mesmo que laterito. São formações superficiais ou subsuperficiais ferruginosas e aluminosas endurecidas, que se formam em regiões tropicais ou subtropicais. Quando se acumulam em grande quantidade formam uma camada superficial resistente que recebe o nome de canga laterítica , carapaça laterítica ou crosta laterítica.

A presença de laterita em uma região onde atualmente o clima é mais ameno, indica que esta região esteve sob clima tropical ou subtropical no passado.

A laterita é composta principalmente por caolinita, goethita, hematita e gibbsita. Óxidos hidratados de ferro (amorfos)como a limonita podem estar presente na forma de concreções lateríticas.


Etimologia: do latim later = tijolo, em referência ao fato de que é um material endurecido que se assemelha ao tijolo fabricado com argila e queimado em fornos.



Usos

Autor:Werner Schellmann
Jazida de tijolos de laterita, Índia




Em certas regiões, onde falta material de melhor qualidade, é muito usado para construções de muros e paredes. A maioria dos templos Khmer em Angkor foram feitos com laterita e tem resistido à degradação por mais de 1000 anos.

Laterita também tem sido usada no revestimento de estradas vicinais e como base para estradas asfaltadas.

Em aquariofilia a laterita é usada para facilitar o crescimento de plantas aquáticas tropicais nos aquários.

Quando a laterita é enriquecida em gibbsita, recebe o nome de bauxita e é o principal minério de alumínio.

Enriquecimentos secundários de níquel também podem formar jazidas sobre rochas ultramáficas.


*Voltar para Geologia

*Voltar para Pedologia