Minério

De Dicionário Livre de Geociências
{{
}}

Minério: Qualquer material natural do qual seja economicamente viável extrair um ou mais elementos químicos ou minerais. Por extensão usa-se também o termo minério para se referir a bens minerais naturais utilizados como matéria prima em processos industriais, como é o caso do calcário utilizado na agricultura e na produção de cal e cimento, ou da fluorita, usada como fundente na siderurgia e produção de alumínio.

Os feldspatos alcalinos, ricos em potássio, poderiam ser utilizados na produção deste elemento químico, mas isto é economicamente inviável no atual estágio tecnológico de desenvolvimento. Por isto estes feldspatos não se constituem em minério de potássio. Da mesma forma, materiais como a limonita e a magnetita poderiam ser utilizados na produção de ferro, mas isto é inviável, apesar da Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, ter utilizado estes bens minerais na produção de ferro.

Atualmente um grande recurso mineral são alguns depósitos salinos antigos, dos quais podemos extrair potássio e lítio. Neste caso estes sais são o minério para estes elementos químicos.

{{
}}

Alguns minérios importantes

{{
}}

*Voltar para Geologia Econômica