Mineral

De Dicionário Livre de Geociências

Mineral, s.m. É definido como todo elemento ou composto químico, normalmente cristalino e formado através de processos geológicos, segundo proposta da Associação Mineralógica Internacional (IMA, na sigla em Inglês).
Como exceção à regra acima temos o Mercúrio, que apesar de ocorrer na forma líquida, não cristalina, é reconhecido como um mineral. No caso da água, esta em sua forma líquida não é um mineral, mas em sua forma sólida, gelo, o é. Petróleo e suas manifestações betuminosas líquidas não são consideradas minerais, mas compostos cristalinos formados naturalmente por processos geológicos agindo sobre o petróleo, podem ser chamados de minerais.
Compostos químicos extraterrestres, como os provenientes da Lua e de meteoritos, que se enquadrem na definição acima, são considerados minerais, mesmo que eles não existam na Terra. Isto se dá por extensão do significado de Geologia, que é uma Ciência que modernamente expandiu seu campo de pesquisa a outros astros do Sistema Solar.
Compostos químicos sintetizados pelo homem não são considerados minerais. Caso sejam idênticos a um mineral devem ser chamados de "equivalente sintético" do referido mineral. Exemplo: Quartzo sintético, Rubi (Coríndon) sintético, Diamante sintético, etc.
Compostos orgânicos, formados totalmente por processos biológicos, como as carapaças calcárias de moluscos, não recebem a denominação de mineral. No entanto, caso algum processo geológico tenha intervindo no processo de formação ou transformação deste composto, então ele poderá receber a denominação de mineral. Exemplos são os compostos que se cristalizam a partir do guano, de matéria orgânica nos folhelhos negros e depósitos de calcários e fosforitas originados de organismos marinhos.

{{
}}

Tradução de nomes de minerais

Segundo o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), edição conforme o último Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990), organizado pela Academia Brasileira de Letras (ABL), as palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros , que usem as letras K,W e Y, devem manter sua grafia original. Muitos minerais devem os seus nomes a descobridores ou a personagens importantes nesta história das Ciencias. Assim sendo, eles devem manter estas letras em seus nomes. Exemplos:Bytownita, Kunzita.

{{
}}

Voltar para Lista de Minerais