Página principal

De Dicionário Livre de Geociências

Aqui você encontra informações sobre Geografia, Geologia, Geomorfologia, Oceanografia, Mineralogia, Espeleologia, Água, Água subterrânea, Roteiros geológicos, Hidrologia, Gemologia, Astronomia, Geologia Econômica e muito mais.
Veja relação dos assuntos em Editorias, ou a lista de artigos no Índice
Se preferir visite a galeria de miniaturas de fotos usadas neste Dicionário.

Bem-vindo


Nota: Todo o conteúdo deste site está protegido por Lincença de direito autoral. Se você pensa em copiar e não respeitar a Licença, pense duas vezes antes de o fazer.

Este é um espaço colaborativo para o desenvolvimento de um Dicionário Enciclopédico Livre de Geociências, com ênfase, quando possível, em exemplos brasileiros. Veja em: Ajuda como editar.

Para ler os artigos deste Dicionário não é necessário se cadastrar. No entanto, caso você queira colaborar com a correção de um artigo ou acrescentar um novo, deverá providenciar um cadastro. Esta medida se faz necessária para evitar que mecanismos automáticos o usem para atos alheios a seus objetivos, que são a divulgação e o ensino das Ciências da Terra.

Para manter a qualidade e a coerência editorial das informações, necessita-se de colaboradores capacitados que possam fazer a revisão do material publicado. Se você deseja se candidatar a editor de alguma categoria encaminhe um email de solicitação. Você pode também contribuir com sugestões de novas categorias ou críticas ao que já está publicado.
Adquirindo status de Editor responsável, você vai enriquecer o seu currículo e dar projeção a seu nome e à sua carreira, pois a Internete hoje já se transformou no maior meio de divulgação de conhecimentos técnicos e científicos e de promoção profissional.

Diferentemente de outros projetos de produção de conhecimento livre, como a Wikipedia, os quais apoiamos, este Dicionário tem editores capacitados e responsáveis que possuem autoridade editorial e científica para bloquear, modificar ou eliminar matéria publicada, segundo critérios acadêmicos. Isto garante permanentemente a qualidade de seu conteúdo. Este projeto é hoje uma das mais confiáveis fonte de conhecimento na área de Geociências, no mundo de língua portuguesa. Mesmo as centenas de copiadores e plagiadores que permanentemente copiam nosso conteúdo, sem respeitar os termos de nossa Licença, não conseguem corrigir e atualizar com a mesma rapidez como nós o fazemos. Para eles a internete é um cemitério, silencioso e imóvel. Para nós é um meio vivo, ruidoso e dinâmico.

Esta obra é de livre uso desde que sejam respeitadas as condições de uso e distribuição.

Muitas fotografias e desenhos aqui utilizados são regidos por diferentes licenças. Se quiser utilizá-las, procure as informações na página do link por nós providenciado. Para tanto basta clicar sobre a foto e você será levado(a) a seu arquivo.

Respeite sempre as condições estabelecidas pela respectiva Licença e saiba que se não fizer isto estará cometendo crime contra direitos autorais, podendo sofrer as consequências judiciais que isto acarreta.


Para sua comodidade, use o Navegador livre Firefox.jpegFirefox e facilite sua pesquisa no Dicionário Livre de Geociências adicionando este plugin

Contatos: Zimbres.jpg

Em Destaque

Combatendo o efeito erosivo das enxurradas

Foto: McKay Savage©©
Antigos terraços nos Andes Peruanos
Foto:Anna Frodesiak©©
Terraços em Guillin, sul da China

A situação ideal é impedir a formação de enxurradas mantendo o solo permeável e com cobertura vegetal viva ou não (ver plantio direto). Quando isto é impossível de ser feito, como é o caso de ocupações urbanas, a melhor medida é captar a água através de um bem montado sistema de drenagem artificial. Em solos agrícolas as seguintes medidas podem ser tomadas:

  • Arar a terra em curva de nível, de forma a reter a água, impedindo-a de escorrer.
  • Em regiões sujeitas a chuvas repentinas e intensas, contudo, isto por si só não é suficiente. Neste caso o ideal é o terraceamento artificial do terreno. Os terraços podem ser construídos no processo de aragem, com a devida disposição do solo. Uma situação muito eficiente, mas de custo mais elevado, é a construção de terraços com o uso de barragens de pedra marroada, gabiões, madeira, sacos cheios de solo, etc. Esta é uma técnica muito antiga, tendo sido muito utilizada pelos Incas nos Andes, e pelos Chineses, no sul da China. Estes povos conseguiram construir terraços que vem sendo usados há muito séculos e ainda hoje se mostram eficientes e férteis.

De uma forma geral poderíamos resumir esta questão com as seguintes palavras: Nunca permitir que a água escorra na superfície do terreno, pois o que provoca a erosão não é a água em si mas a energia que esta ganha quando entra em movimento e quando isto acontece fica praticamente impossível detê-la. Se for impossível impedir que a água escorra, deve-se impedir que se acumule em grandes volumes, pois a energia erosiva também será maior.


Leia mais em Enxurrada

Ao usar conteúdos desta obra você declara que conhece e concorda com as condições de uso estabelecidas.